A InAcoustics é uma empresa multidisciplinar de projeto e consultoria dedicada exclusivamente à Engenharia Acústica e Vibrações.
Fundada em 2004, a InAcoustics atua nas diversas áreas da Acústica e Vibrações, prestando serviços de projeto, consultoria, ensaio, investigação e desenvolvimento tecnológico, abarcando os mercados da construção, artes e media, indústria, transportes e tecnologia.
Com origem na Maia, distrito do Porto, Portugal, a InAcoustics foi expandindo a sua área de atuação, tendo atualmente uma presença permanente também em Lisboa e São Paulo. A diversidade de projetos desenvolvidos, desde salas de concerto e teatros, hospitais, museus, escolas e indústrias, até ao apoio ao desenvolvimento de produtos para empresas especializadas, garante uma multiplicidade de experiências que se aliam na solidez dos serviços que disponibilizamos.
No seu percurso, a InAcoustics tem elaborado estudos, consultoria e projetos nas mais diversas partes do mundo para além de Portugal, nomeadamente Espanha, França, Itália, Grécia, Alemanha, Suíça, Noruega, Egipto, Qatar, Angola, Moçambique, Camarões, Brasil e Canadá. Estas experiências são fruto da capacidade de adaptação a diferentes mercados, equipas, enquadramentos legais e métodos construtivos, mas são sobretudo fruto da confiança que os clientes nos depositam e da segurança que lhes transmitimos. Esta confiança permite-nos continuar a colaborar com arquitetos de referência nacional e internacional, empresas de engenharia conceituadas e indústrias de diferentes ramos de atividade.
Para responder de uma forma eficiente aos desafios colocados pelos clientes, a InAcoustics apoia-se no conhecimento profundo sobre os fenómenos acústicos e vibratórios, tanto do ponto de vista teórico como experimental.
Acreditamos que o elevado grau de especialização é o nosso maior aliado, trazendo as vantagens reconhecidas pelos nossos clientes. O foco na atualização do conhecimento e na experimentação é a ferramenta que nos permite ser mais eficientes no cumprimento dos nossos objetivos.
Dos projetos mais simples aos mais complexos, investimos na procura de soluções adaptadas à especificidade de cada projeto, em harmonia com os requisitos e expectativas dos nossos clientes procurando criar ambientes sonoros de excelência, melhorando ou preservando as paisagens sonoras que nos envolvem.
Desde 2007, temos o nosso Sistema de Gestão da Qualidade certificado pela APCER/IQ NET, cumprindo os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2015 para a elaboração de projetos e estudos de Engenharia nos domínios da Acústica e Vibrações.
Todos os anos, apostamos na renovação desta certificação, demonstrando o nosso compromisso na melhoria contínua do desempenho e qualidade que disponibilizamos aos nossos clientes, colaboradores e restantes partes envolvidas no nosso trabalho.
Estar na vanguarda da tecnologia é uma condição necessária para o sucesso no mundo competitivo em que vivemos. É por esta razão que a InAcoustics investe em ferramentas de cálculo e equipamentos de medição que, em conjunto com o conhecimento dos fenómenos físicos envolvidos, garantem resultados fiáveis para apoio à tomada de decisão.
Para as diferentes atividades de projeto, a InAcoustics conta com o apoio de software comercial para a realização de simulações numéricas, como o SONarchitect para a acústica de edifícios, o INSUL e ZORBA para a caracterização numérica de materiais, CADNA-A para ruído ambiental e o CATT-Acoustic e DDA para a análise da acústica de salas e a eletroacústica, entre outros.
Adicionalmente, para a simulação de fenómenos acústicos e vibratórios mais complexos, desenvolvemos software próprio que nos permite encontrar as respostas de mais difícil acesso e de maior esforço computacional.
A atividade experimental do nosso trabalho é fundamental para validar os processos de cálculo e a verificação da qualidade das soluções.
Utilizamos para esse efeito diversos equipamentos, desde fontes sonoras omnidirecionais, fontes de percussão, acelerómetros e sonómetro CESVA, microfones e tubo de impedância BWSA-tech, analisadores NTI e software WinMLS.
Como expoente da inovação tecnológica em Acústica, a InAcoustics detém uma das mais avançadas câmaras acústicas para permitir a visualização de níveis sonoros em ambientes e situações complexas.
Uma equipa sólida, qualificada e exigente é fundamental para avaliar as necessidades e encontrar soluções eficientes para os diversos problemas nesta área da engenharia.
Lidar com a Acústica dos espaços requer uma sensibilidade particular às exigências e necessidades dos seus utilizadores, com maior ou menor grau de complexidade.
Além da exigência técnica do projeto, é essencial compreender os requisitos mais detalhados para músicos no palco, público numa sala de concertos, conforto dos frequentadores de um restaurante ou funcionários de uma indústria.
É por essa razão que todos os membros técnicos da InAcoustics têm formação sólida em Acústica e em Música, com a Engenharia ou a Arquitetura como base, o que lhes permite uma sensibilidade particular à influência que o som tem na vida humana e um conhecimento profundo da forma mais adequada de o tratar.
Octávio Inácio
PhD \ Diretor
Nascido no Porto em 1974, Octávio Inácio concluiu a sua licenciatura em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto em 1997. O seu percurso musical como guitarrista clássico e o grau académico em Engenharia levaram-no ao Mestrado em Acústica e Vibrações (MSc in Sound & Vibration Studies), pelo Institute of Sound and Vibration Research (ISVR) da Universidade de Southampton em Inglaterra. Em 1999 começou a trabalhar como consultor acústico para uma empresa líder de mercado na área da Acústica em Portugal. Dois anos depois inicia a sua carreira académica lecionando Acústica Musical e Arquitetónica na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. O seu trabalho contínuo como consultor acústico independente leva-o a estabelecer a InAcoustics em 2004. Concluiu o seu Doutoramento (PhD in Sound and Vibration Studies) pela Universidade de Southampton em 2009 com uma tese sobre a dinâmica não-linear de instrumentos musicais friccionados. No mesmo ano obtém o título de Engenheiro Especialista em Acústica pela Ordem dos Engenheiros, sendo atualmente membro da respetiva comissão de especialização em Engenharia Acústica. Em 2012 é-lhe atribuído o título de especialista em Engenharia e Técnicas Afins (Acústica) pelo Instituto Politécnico do Porto, Instituto Politécnico de Lisboa e Instituto Politécnico de Castelo Branco. É autor e co-autor de mais de 40 artigos e comunicações publicados em revistas científicas e atas de congressos em diversas áreas da Acústica, mantendo-se ativo no ensino e investigação em Acústica Musical e Arquitetónica.
Filipe Martins
Departamento de Projeto \ Software
Nasceu em Lamego, Portugal, no fim dos anos 70. Acompanhando os pais, juntou-se às estatísticas dos movimentos migratórios para o litoral durante os anos 80. Após uma passagem pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto nos anos 90, decidiu que a paixão pela Música e Acústica era mais forte do que a atração pelos parafusos e motores, e licenciou-se em Produção e Tecnologias da Música, na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto. Está com a InAcoustics desde a sua origem. Com 4 anos de formação em Acústica, especializou-se na modelação numérica do comportamento acústico de espaços fechados, dominando particularmente o software CATT-Acoustic, INSUL, ZORBA e SONarchitect. Além das qualificações como técnico de som, guitarrista e IT expert, integra a Fotografia como parte da sua vida desde que nasceu.
André McDade
Departamento de Projeto
Nasceu no Porto em 1977 numa família com tradição no ensino do piano e iniciou a sua aprendizagem musical aos 6 anos, pela mão da sua avó. Foi admitido no Conservatório de Música do Porto aos 9 anos onde, em 2001, concluiu o curso complementar de Piano. Frequentou o curso de Canto no Conservatório do Porto e a Licenciatura em Engenharia Mecânica na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, tendo efetuado um trabalho de investigação em Acústica Musical, na procura de novos materiais para a construção de instrumentos musicais. Junta-se à InAcoustics em 2007 como técnico de projeto. Participou em diversas ações de formação em Acústica de Edifícios, tendo-se especializado no controlo de ruído de sistemas de ventilação e ar condicionado e na modelação da propagação sonora no software CADNA-A.
Sílvia Vilela
Departamento de Projeto
Nasceu no Porto em 1983. Após conclusão da Licenciatura em Engenharia Civil – opção Construções Civis pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, obteve o grau de Mestre em 2008 com tese desenvolvida na área da Acústica de igrejas, concretamente avaliação de parâmetros acústicos objetivos em claustros reabilitados, utilizados como espaços interiores. Realizou diversas formações na área da Acústica e de Térmica de edifícios, entre outras, tendo participado em inúmeros projetos de Acústica de edifícios numa das maiores empresas de Engenharia em Portugal. Complementarmente à sua formação em Engenharia, considerando o gosto pelo planeamento, otimização e numa perspetiva de multidisciplinaridade, conclui a Pós-Graduação em Gestão de Operações na Porto Business School – UP. Paralelamente à atividade profissional é praticante de diversos desportos desde tenra idade. Iniciou funções na InAcoustics no início de 2014, desenvolvendo estudos das soluções construtivas mais adequadas ao isolamento sonoro de cada projeto, numa vertente interdisciplinar entre as várias especialidades de Engenharia Civil, assim como controlo de ruído de instalações e equipamentos em edifícios.
Tatiana Teixeira
Departamento de Projeto e Qualidade
Nascida no Porto nos anos 90, o interesse pelo “ponto onde se altera a pressão” remonta à infância, tendo sido desde sempre uma entusiasta pela comunicação e pela música nos seus mais diversos géneros. Com a entrada na FEUP, o contacto com a música assume outros contornos, tendo aprendido a tocar contrabaixo na Tuna Feminina de Engenharia e tornando-se ensaiadora deste instrumento na organização durante 2 anos. Conclui o Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente através da dissertação “Perceção de ruído urbano na cidade do Porto”, estudo que envolveu a realização de 440 inquéritos presenciais acompanhados de medições de ruído em simultâneo, e que mereceu uma Menção Honrosa do Prémio Sociedade Portuguesa de Acústica 2017-2018. Concluída a formação em Engenharia, frequentou diversas formações em áreas do seu interesse nomeadamente Marketing Digital, Gestão de Resíduos, Legislação Ambiental, Fotografia e Gestão da Qualidade, departamento pelo qual é atualmente responsável na InAcoustics.
Daniel José
Departamento de Projeto
Nasceu no Montijo em 1990, e descobriu o interesse por música e manipulação sonora na sua juventude. Após uma passagem pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa, na licenciatura de Engenharia Informática e Computadores, licenciou-se em Tecnologias da Música, na Escola Superior de Música do Instituto Politécnico de Lisboa, onde reforçou o seu interesse pela Eletroacústica e Processamento de Sinais. Em 2019, é-lhe atribuída uma Bolsa de Investigação no âmbito do projeto “Análise do comportamento de peões com base em ambientes urbanos simulados e sua incorporação na modelação de risco”, pela Universidade do Minho, onde desenvolveu um software para o cálculo de indicadores acústicos e psicoacústicos. Mantém o seu interesse por música, e trabalha como Sound Designer e Compositor em vários projetos. Trabalha com a InAcoustics desde 2016.
António Dias
Departamento de Projeto
António Dias, nascido em 1961, é parte integrante da equipa de projeto da InAcoustics. Com mais de 25 anos de experiência na área da Acústica, é atualmente membro sénior da Ordem dos Engenheiros e Coordenador da Especialização em Engenharia Acústica desta instituição. Ao longo do seu percurso profissional, foi responsável pela elaboração de projetos de soluções de condicionamento acústico no âmbito da Acústica Arquitetural e de controlo do ruído e vibrações de diversos tipos de equipamentos, em hotéis, escolas, auditórios, hospitais, edifícios de habitação, entre outros. Em cargos anteriores, desempenhou funções de Diretor Técnico de diversas empresas. Em janeiro de 2014, tornou-se projetista e consultor independente nas áreas de Acústica de Edifícios e Acústica de Salas de Espetáculos, controlo de Ruído de Equipamentos/industrial e Acústica Ambiental, integrando os quadros da InAcoustics em 2022.
José Inácio
Departamento Administrativo-Financeiro
Nascido em Portugal, em 1947, José Inácio fez sua carreira profissional na Atlas Copco Portugal, tendo colaborado com outras empresas da indústria do ar comprimido. Frequentou vários cursos de formação em Finanças, Contabilidade e Gestão da Qualidade e, após a sua reforma, junta-se ao filho, Octávio Inácio, como sócio da InAcoustics onde é responsável pelo departamento Administrativo-Financeiro.
Sara Sousa
Departamento de Marketing \ Assistente de Direção
Nascida a 1994, na cidade do Porto e licenciada na área de Marketing pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto. Em 2016, após terminar os estudos, realizou um Estágio Interno, com duração de um ano, resultante de uma parceria entre o Politécnico do Porto e a Federação Académica do Porto. Iniciou o seu segundo contacto com o mundo do trabalho na InAcoustics, em junho de 2018, na qual ocupa o cargo de Marketing e Assistente de Direção.
A primeira vez que cantei no auditório do conservatório de música do Porto foi em circunstâncias especiais, para além de ter um programa dificílimo a realizar tinha tido no dia anterior um recital no Teatro de S. Luiz em Lisboa. Sentia o meu corpo realmente cansado. Quando comecei a vocalizar no auditório, de imediato senti um tremendo alívio, foi como se parte do cansaço se tivesse dissipado no espaço; a minha voz tinha encontrado ali como que um ventre seguro, uma bolha de ar onde poisar suavemente. Há salas de concerto que obrigam o artista a multiplicar o seu esforço, sendo a música resultado de todo um processo complexo, e, no pior dos casos, anti-natura; e há salas que multiplicam a vontade do artista ser artista, sendo a música resultado da sua simples e natural respiração. Nesse estado, natural (e de Graça), o espaço parece ter o dom de escutar a respiração do músico, e parece mesmo respirar com o músico. O auditório do conservatório de música do Porto é uma dessas salas que ampara, acolhe e envolve tudo o que respira, precisamente porque lá, no corpo sonoro da sala, já o canto é canto, já a música é música, e já tudo começa mesmo antes de começar.
Ana Maria Pinto
Soprano